O embalo das oportunidades

Sabe aqueles momentos que parece que a gente pedala, pedala, pedala e não sai do lugar… Parece que a gente se esforça para nada e que nada dará certo?

A gente fica com medo do futuro e até, sem esperanças de que algo vai mudar…

Todos nós já passamos ou ainda, passaremos por momentos e fases difíceis em nossas vidas… Saber lidar com esses momentos pode torna-los importantes turning points em sua jornada, ou seja, pontos de mudanças positivas que lhe impulsionarão para momentos mais grandiosos e vencedores. Mas, tudo reside em pequenos grandes detalhes:

1º) Primeiro é capacidade de você manter a calma. Essa qualidade tão escassa em tempos de ansiedades por impulsividades e imediatismos;
2º) Segundo é ter positivismo (o que é diferente de otimismo), pois, ser positivo faz com que você tenha fé e acredite em si mesmo e no seu futuro;
3º) E terceiro, são as suas percepções. Todos percebemos algo… Tem gente que vê coisas boas até em momentos ruins e tem gente que vê coisas ruins até em momentos bons. Quem é você atualmente?

Lembro de uma história do meu filho mais novo, o meu amado Kaykinho, hoje, maior do que eu em alguns centímetros… Eu tenho dois filhos e uma menina. Os dois moleques são frutos de meu casamento com uma alemã, sendo o meu primeiro filho, Vinícius, totalmente alemão, focado, determinado, produtivo e irritantemente, muito pontual. Por outro lado, meu caçula puxou para o lado italiano da família. Ao buscá-los no ensino fundamental, eu chegava com o carro e na maioria das vezes, lá estava o alemãozinho, pronto, impecável, com cara de bravo me esperando. Ele entrava no carro e lá ficávamos esperando, esperando e esperando, sempre com a pergunta: cadê o Kayk?

Alguns longos minutos depois, após várias buzinas soarem reclamando de forma justa, uma vaga para estacionar, lá vinha ele, arrastando a mochila, descabelado e totalmente alheio ao mundo ao seu redor… E uma coisa era certa, certamente viria uma história comportamental sobre uma visita à diretoria, pois, diariamente, o figurinha aprontava uma arte diferente na escola e sempre tinha uma novidade quando entrava no carro.

Nesse dia, ele entrou no carro e eu já mandei a pergunta e aí… qual é a de hoje?
E ele soltou essa… Pai, tenho uma notícia boa e uma ruim!
Eu, como sempre, gelei e falei… Manda a ruim, logo de cara…
E ele soltou essa pérola:
“A ruim é que não tem nenhuma notícia boa e a boa é que, hoje, não tem nenhuma notícia ruim!”

Imaginem minha reação… uma pausa seguida de uma gargalhada e nós não parávamos de rir.

Ele conseguiu extrair algo maravilhoso de um momento de tensão e ele faz isso até hoje… Supera e segue em frente. Toma dura todos os dias, minutos, segundos e vai lá, corrige e segue em frente. Sonha e imagina um mundo que todos gostaríamos que existisse.

Eu resolvi escrever e gravar sobre isso ao assistir um vídeo do Mr. Bean, pedalando sua pesada e antiquada bicicleta em uma estrada, cansado e que, ao perceber um carro passando, não titubeou, segurou na sua lateral e pegou a carona sem que o motorista percebesse. O carro foi aumentando de velocidade e ele teve que se soltar, mas, a física já havia trabalhado e o embalo o impulsionou pelo trajeto. Logo à frente, um grupo de ciclistas competiam com suas bikes modernas e não acreditaram ao ver aquele maluco ultrapassando a todos com enorme facilidade. Ele aproveitou a oportunidade, o embalo e a alegria do momento.

E disso deveria ser feita a vida! Da alegria das pequenas vitórias, conquistas que parecem toscas, mas, que fomentam energia para buscas ainda maiores e se essas não vierem no tempo que queremos, pelo menos, pudemos curtir o momento da vitória anterior e usa-la para seguir em frente.

Como você reage ao que lhe acontece é muito mais importante do que o fato em si!

Fiquem atentos, pois, as oportunidades, na maioria das vezes, vêm sem que você perceba ou esteja preparado e atento para elas e nessa hora, você pode perder o embalo que tanto precisava para sair daquela zona de conforto, do piloto automático e da subida, que nunca acaba.

Uma oportunidade pode vir travestida em um emprego que você, normalmente, não aceitaria, pode vir em uma dura ou uma crítica que mais parece um tapa na sua cara, uma agressão verbal até…, sabe aquelas que você fica puto de raiva… exatamente. Uma oportunidade pode vir de um curso, de uma palestra, de uma LIVE, de um bate papo com uma pessoa estranha ou que você não via há muito tempo. Oportunidades podem vir até de atividades que você não gosta ou não quer fazer. Não existem oportunidades boas ou ruins, nem médias… elas apenas vêm e vão, como genuinamente, são e sempre estarão às vistas de quem se prepara e busca pelos momentos que certamente, chegarão. As oportunidades podem querer te atropelar, mas, se você souber perceber e aproveita-las no tempo certo, você terá grandes chances de mudar sua vida… para melhor, sempre. Então, independente das dificuldades que você tem, seja com suas condições, seja com as ferramentas que dispõe ou na situação que se encontra, não desanime, não se distraia, fique atento ao que de bom está ao seu redor e pedale, pedale, pedale, não pare, pois, essa consistência e esse seu ritmo, possivelmente, estão condizentes com o seu estado atual, todavia, se você souber pegar uma carona, que poderá vir de um convite, de uma parceria, de uma pequena oportunidade, talvez, você irá usufruir da situação e aproveitar o embalo que você tanto precisava para vencer. Simples assim…

A vida acontece para quem não para…

Similar Posts